Mastologia

A mastologia é a área da medicina responsável por examinar, diagnosticar e tratar patologias que acometem a região mamária. A mais grave delas é o câncer de mama, o qual é constantemente debatido entre os mastologistas.

Imagem Mastologia

Dessa forma, os cuidados preventivos são sempre orientados, como:

  • A realização anual da mamografia anualmente para mulheres acima de 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde e acima de 40 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Encontrei uma lesão, o que fazer?

Após identificar uma lesão, é necessário retornar ao especialista, para que ele possa realizar o exame das mamas de forma mais detalhada e sugerir um exame de imagem.

Nos casos de mulheres abaixo dos 45 anos, o ultrassom das mamas é fundamental, já que as mamas de uma pessoa mais jovem são mais densas do que pessoas mais velhas. Para estas, a mamografia é o exame mais indicado.

Após a imagem, o médico poderá observar qual é o tipo de lesão existente. Em casos de nódulos ou cistos benignos, é recomendado o acompanhamento frequente das lesões.

Em outros casos, pode ser necessária a realização de uma biópsia para confirmar ou não a suspeita de um câncer.

Câncer de mama

O câncer de mama é o mais comum em mulheres ao redor do mundo, atingindo cerca de dois milhões e meio da população feminina. Essa condição pode ser muito traiçoeira, pois não costuma desencadear sintomas inicialmente. Por essa razão que os exames e consultas preventivas são tão necessárias. Cuide-se sempre.

Dra. Diana Queiroz,
Cirurgia Plástica e mastologia

Imagem Dra. Diana Queiroz

Me acompanhe
nas redes sociais!