Mamoplastia de Aumento com prótese

A mamoplastia de aumento, assim como o próprio nome já diz, é a cirurgia realizada com o intuito de aumentar o volume e melhorar a projeção das mamas através da inserção da prótese de silicone.

Imagem Mamoplastia de Aumento com prótese

As próteses mamárias são compostas por uma concha externa de silicone que é preenchida com gel de silicone no momento da fabricação ou preenchida com solução salina pelo cirurgião no momento da colocação do implante.

Existem diversos tipos de próteses disponíveis no mercado, a indicação da mais adequada dependerá do desejo da paciente alinhado às necessidades de suas características físicas avaliadas na primeira consulta. Desta forma, conseguimos promover um resultado satisfatório atendendo suas expectativas.

Pois, enquanto uma paciente deseja obter mamas mais naturais, outras preferem um modelo arredondado, com a projeção mais marcada. Listei aqui os diferentes tipos disponíveis atualmente:

  • Redondo com uma forma simétrica, semelhante a um disco;
  • Próteses não simétricas (também chamados de “lágrima” ou “anatômicos”) com maior projeção no polo inferior;
  • Cada um dos tipos de forma pode estar disponível em diferentes diâmetros, projeções, volumes e proporção de altura, por exemplo, perfil alto e perfil moderado.

Indicações para a mamoplastia de aumento

Mulheres que estão descontentes com o tamanho e formato das mamas, possuem mamas desproporcionais em comparação ao restante do corpo, para corrigir assimetria mamária ou que tiverem os seios reduzidos após amamentação, mas sem a presença da flacidez de pele.

Existe idade mínima para realizar o procedimento?

A mamoplastia de aumento pode ser indicada para mulheres mais jovens, no entanto é necessário aguardar o desenvolvimento completo das mamas, o que pode ocorrer entre os 16 e 18 anos de idade.

Vale pontuar que, para pacientes menores de idade, é obrigatório o acompanhamento e autorização dos pais ou responsável.

Como fica a cicatriz pós mamoplastia de aumento

Outra questão levantada por muitas mulheres é em relação à cicatrização após o procedimento. Os principais locais que a cicatriz pode se localizar é no sulco entre a mama e o tórax, ou na aréola, dependendo da técnica cirúrgica realizada.

Importante destacar que o período cicatricial vai variar de pessoa para pessoa.

A recuperação da mamoplastia de aumento

Geralmente, 15 dias após o procedimento, a paciente pode ir retornando às suas atividades gradualmente.

Exercícios físicos costumam ser liberados um mês após a cirurgia, pode-se haver uma exceção aos treinos de inferiores antes de se complementar um mês. Dos membros superiores, no entanto, esse período deve ser obedecido.

Caso a mamoplastia de aumento seja o seu desejo, agende uma consulta para uma avaliação.

Dra. Diana Queiroz,
Cirurgia Plástica e mastologia

Imagem Dra. Diana Queiroz

Me acompanhe
nas redes sociais!